Teoria x Prática

 

Por Maicol Igor de Souza

Matéria da Revista Grandes Formatos

 

 

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Com acesso a informação cada vez maior, somos bombardeados frequentemente com oportunidade de cursos, palestras ou simplesmente com textos como esse sugerindo o que devemos ou não fazer no nosso negócio, então como distinguir o que realmente é válido de teorias bonitinhas com prática duvidosa?

 

Outro fator importante para se levar em consideração a escassez de tempo... Devido ao grande número de trabalhos que os empresários desse setor enfrentam diariamente, normalmente faltam horas para coisas essenciais como família e lazer, então como exigir que estude ou inove no seu negócio? A verdade é que na posição de empresário temos a obrigação de estar à frente das decisões, usufruímos do mérito do acerto, mas carregamos o fardo de ter que arcar com as consequências das escolhas erradas.

 

Uma vez me falaram que os problemas se tornam grandes porque não cuidamos deles quando eram pequenos, e a realidade é que somos diretamente responsáveis pela nossa situação atual, não adianta colocar culpa em mercado ou concorrência. Se falar em comunicação visual de uma maneira geral podemos falar que o mercado não está bom porque temos um grande número de empresas passando por dificuldades, mas se analisar ainda melhor pode-se notar que um grande número de empresas vem repetindo os mesmos erros. Um bom termômetro para saber onde você se encaixa nessa história é comparar o volume de trabalho com o lucro final, como está o seu resultado? Se você está satisfeito parabéns, certamente pratica boa parte do que vou falar na sequência.

 

Caso contrário quero lhe falar que não existe fórmula secreta, as informações estão em todo lugar, investir em marketing, treinamento, capacitação, consultorias, tudo é valido. Se você não está contente com o resultado da sua empresa a única coisa que não pode acontecer é continuar fazendo sempre o mesmo. Reserve uma pequena parte do seu tempo, mas crie o habito de refletir sobre suas atitudes, identifique seus maiores problemas, busque entender as causas, e trabalhe incansavelmente buscando maneiras para que não se repitam mais.

 

Nosso mercado tem problemas sim, e o grande vilão dessa história lhe garanto que é a falta de conhecimento... ou você acredita que alguém vende com prejuízo por que quer? Talvez agora esteja se perguntando, mas o que fazer com aquele concorrente que vende com preços menores? A minha resposta inicialmente seria “Nada”, faça primeiro o que está ao seu alcance, busque conhecer seus custos, só assim você vai saber onde sua empresa é competitiva, com isso também vai evitar trabalhos que tomam seu precioso tempo e no final ainda causam prejuízo, só com conhecimento você vai conseguir deixar de fazer tudo e focar em trabalhos que geram lucro, passe a buscar resultado.

 

Foque em treinamentos para sua equipe, explore melhor dados técnicos e características dos materiais para melhorar seus argumentos de venda, organize o ambiente de trabalho para sua empresa produzir melhor e mais rápido, melhore a sua produtividade.

 

Se mesmo depois de muito empenho e trabalho buscando atualização, melhorias e conhecimento o mercado ainda continuar difícil pra você, imagine como será para quem repete todos os dias os mesmos erros e continua apenas reclamando, aguardando que o mercado volte a ser o que já foi antigamente?

 

Atualize-se e depois incentive seu concorrente a fazer o mesmo. Compartilhem informações, discutam melhorias, afinal vocês formam esse mercado. Por mais que uma empresa feche as portas, seus equipamentos não morrem, eles terão outro proprietário que pode repetir os mesmos erros do anterior. Pense nisso.

 

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