Quando devo comprar uma UV?

 

Por Maicol Igor de Souza

Matéria da Revista Grandes Formatos

 

 

Voltar ao Blog

 

Os equipamentos atuais de comunicação visual são uma evolução tecnológica de antigos processos de produção como as pinturas feitas à mão e a serigrafia, acompanhando esse avanço tecnológico, que é constante, sempre fica no ar a pergunta para saber qual o futuro desse mercado? Látex, UV, Led, 3D? Para onde vamos? Onde investir? Nesta edição estamos tratando da tecnologia UV, equipamentos com um custo maior de aquisição, mas com vantagens produtivas e características próprias.

 

Antes de adquirir qualquer equipamento é necessário avaliar a relação entre o valor pago e o retorno do investimento. Precisa estar claro suas vantagens competitivas antes de tomar tal decisão. A impressão direta em chapas, por exemplo, proporciona um melhor acabamento, economiza o vinil que é utilizado na solvente e principalmente não tem a mão de obra de aplicação, mas qual a sua demanda para esse tipo de serviço? Conhecer e explorar os diferenciais deste equipamento é fundamental, produzir materiais diferenciados com alto valor agregado, ou produzir serviços com um alto volume por preços comerciais apostando na qualidade? De qualquer forma você vai precisar de um setor comercial alinhado, que saiba explorar esses recursos e garantir um alto giro para justificar o investimento.

 

Vejo hoje algumas empresas muito bem de estrutura, com diversos tipos de equipamentos, mas com uma baixa produtividade. Empresários com cinco impressoras com um volume de trabalho para no máximo duas, maquinas de corte a laser trabalhando poucas horas no mês, e principalmente, falta de gerenciamento de tempo de mão de obra. Instaladores saindo da empresa em dupla para serviços que poderiam facilmente fazer sozinhos, e ainda, demorando muito mais tempo que o necessário para concluir o serviço.

 

Exemplos como esse são comuns em nosso mercado e são exemplos de desperdício, e vale lembrar que em toda empresa a perda sempre sai do que seria o lucro (olho). O mercado está cada dia mais competitivo, temos que ter menos donos de impressoras e mais empresários, qualidade hoje não mais diferencial, é obrigação! Inúmeras empresas desse setor abrem e fecham todos os dias, empresas tradicionais passando dificuldades.

 

Não podemos mais achar que a compra de um equipamento vai ser a solução para se destacar da concorrência, é preciso estratégia. Para se manter no mercado hoje é fundamental uma estrutura enxuta e altamente produtiva. É fundamental também conhecimento técnico e administrativo. Conhecer seus custos de forma real servirá como uma peneira que te levará a produzir somente trabalhos que gerem lucro e eliminar boa parte de trabalhos que apenas consomem o bem maior que é o seu tempo, evolua sua gestão e gaste tempo com o que realmente é importante, assim seu negócio e você estarão alinhados e seus objetivos se tornarão um só.

 

Não encontrou o que procurava?

Tente a pesquisa.

Voltar ao Blog

Central de atendimento

Siga-nos

Vivasign ® Todos os direitos reservados © 2018